A importância da Locução Publicitária para o Marketing do seu negócio

12/08/2018

Divulgar o seu negócio não é uma tarefa simples, além de ser algo importante, que pode ajudar a melhorar a saúde financeira da empresa. Para que a divulgação seja feita corretamente, é necessário utilizar as ferramentas disponíveis para a comunicação. Uma dessas ferramentas é a locução. A locução é uma parte integrante do Marketing, pois anda de mãos juntas com a linguagem audiovisual, seja para a produção e desenvolvimento de um bom spot ou narração de um vídeo para internet, por exemplo. Tanto pra vender um produto quanto para fixar a marca de uma empresa, a locução comercial tem um papel fundamental nesse momento. Porém, é claro, que é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que o efeito seja positivo ao invés de negativo.

Para começar, não é bom optar por locutores despreparados para representar determinado negócio. Muitas vezes o barato sai muito caro e pode trazer vários problemas para uma campanha que tinha todas as possibilidades para dar muito certo. Escolha um locutor que já seja conhecido por realizar esse trabalho de locução bem feito, pois um trabalho mal feito poderá ter efeitos negativos na sua empresa.

Muitos acreditam que a locução é algo que qualquer pessoa pode fazer, e apesar de isso não estar exatamente errado, o que não é levado em consideração é que trabalhos bem feitos, com um bom impacto, não é qualquer um que possa fazer. Para realizar esse trabalho da maneira correta, é necessário experiência e dedicação, pois é algo que pode ajudar ou não as empresas a crescerem e a prosperarem.

Veja 3 razões pelas quais as campanhas publicitárias e o Marketing precisam de uma voz profissional e porque é preciso selecionar bem o locutor publicitário:

1.Fazer locução é uma habilidade real - nem todos podem fazê-la

Muitos podem até pensar que fazer uma locução publicitária é apenas abrir o microfone, ler o texto sobre um produto ou serviço, editar e entregar o áudio ao cliente, mas não é bem assim.

É fundamental levar em conta o portfólio do locutor e sua desenvoltura interpretativa. O recomendável é sempre solicitar demonstrações de trabalhos já realizados para se ter uma base da habilidade do profissional.

2- Existem técnicas do neuromarketing que é preciso usar

A neurociência já está bastante difundida e envolvida no conceito de marketing, e não é à toa. De acordo com a especialista em Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas, Leide Franco, o neuromarketing trabalha com a necessidade de estimular os sentidos de quem está do outro lado, a fim de criar vínculos emocionais. "A mente do consumidor é o caminho para o sucesso. O êxito da campanha publicitária vai depender de como os nossos cinco sentidos são gerenciados e como podem desencadear determinadas percepções no consumidor, que o leve a comprar ou pagar pelo serviço", explica.

Os profissionais da locução precisam estar preparados para prender a atenção dos ouvintes e enfatizar certas partes do texto, essencialmente, conduzindo o ouvinte a uma viagem. Estas técnicas não são aprendidas do dia para noite, é preciso experiência, estudo e treino.

3- A voz também faz parte da marca

Um vídeo que lança um produto ou serviço com informações dinâmicas, infográficos e uma edição fantástica, precisa ter uma narração à altura, uma vez que a narração complementa todo o trabalho de arte. É preciso lembrar que voz marca e isso gera envolvimento cliente/consumidor, uma relação geralmente sólida que pode durar uma vida inteira.

A narração precisa passar a informação e cativar quem está do outro lado ouvindo ou - ouvindo e vendo, no caso de uma narração em vídeo. Do contrário, serão apenas palavras soltas ao vento e um balde de água fria no processo de criação.

O Moisa Neves locutor é um profissional que trabalha com locuções e que entende a importância do que ela faz, realizando trabalhos com excelência e proporcionando aos seus clientes ótimas experiências.   PEÇA O SEU ORÇAMENTO

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Para orçar e contratar os meus serviços de locução, veja algumas dicas

12/08/2018

ORÇAMENTO

Informe:

  • O tipo de locução? Se institucional, spot, chamada, vinheta, e-learning, treinamento, etc.; 
  • Tempo da peça em segundos ou minutos;
  • Tipo de veiculação/mídia: rádio, tv, internet, sistema de telefonia, feiras e exposições ou eventos, interna/ particular, cinema, teatro, shopping center, estação rodoviária, ferroviária, aeroporto, CD-ROM ou equivalente para distribuição gratuita/ paga, etc.;
  • Alcance ou praça: capitais como São Paulo, Rio de Janeiro ou outras, municipal, estadual (especificando qual) ou nacional;
  • Tempo de veiculação: 1 dia, 1 semana, 1 mês, 6 meses, 1 ano ou indefinido.

O orçamento será considerado aprovado após: definir os detalhes da gravação; ter sido enviado o texto revisado e aprovado; combinada a forma de pagamento e fornecido os dados cadastrais da empresa contratante.

DIREÇÃO

  • É possível o acompanhamento e direção da gravação através de programas de comunicação do tipo Skype, Hangout ou mesmo via telefone.

GRAVAÇÃO

  • Especifique o estilo da locução a ser gravada, por exemplo: narrativo, varejo, coloquial, descontraído, alegre, suspense, institucional…
  • Existem vários estilos de locução, caberá a você informar o que deseja.
  • O texto deverá ser enviado em um dos seguintes formatos: doc, docx, odf, rtf ou txt (outros sob consulta).
  • Forneça o “briefing”, que é uma lista de instruções concisas e objetivas sobre a intenção do roteiro.
  • Todo o texto deverá conter referências para pronúncia de termos ou nomes pouco comuns ou estrangeiros, marcas, modelos, números, etc., por escrito ou através de gravação. Exemplo: Tishman Speyer (Tichiman Spaier), VAV (ve-a-ve).
  • Da mesma forma números: telefone: 5081-1210 (cinco zero oito um, um dois um zero) ou (cinquenta, oitenta e um, doze, dez). Valores: R$ 525,99 (quinhentos e vinte e cinco reais e noventa e nove centavos) ou (quinhentos e vinte e cinco e noventa e nove).

REGRAVAÇÃO

  • Também conhecida por “refação”, a regravação como o próprio termo sugere, é alteração da gravação, ou seja, uma nova sessão de estúdio com foco não apenas às novas orientações, mas aos devidos cuidados para que se mantenha o mesmo ritmo, intenção, e sonoridade da sessão original.
  • Sendo as alterações em razão de entonação ou pronúncia do locutor, estas ocorrerão sem custo adicional. Caso a refação ocorra por mudança de roteiro, será cobrado mais 50% sobre o valor do cachê combinado a cada sessão de regravação.

ENTREGA

  • O prazo para entrega do arquivo é de até 48 horas, contados a partir do recebimento do roteiro/ texto revisado e aprovado. Contudo, caso tenha necessidade de receber antes, consulte sobre a condição de entrega do trabalho, pois muitas vezes é possível antecipar.
  • A entrega é feita através de armazenamento virtual de forma que o arquivo de áudio, que costuma ser razoavelmente grande, não sobrecarregue sua caixa postal, por onde será enviado somente o link para baixá-lo.

ARQUIVO DIGITAL DE ÁUDIO

  • Os arquivos podem ser fornecidos no padrão wav, aif, flac, mp3 ou outros sob consulta.
  • É muito importante sabermos qual a amostragem da mídia a ser utilizada, se 44.1 kHz ou 48 kHz. Outras amostragens também são possíveis. Consulte.

De uma maneira geral, arquivos em 44.1 kHz são para rádio e 48 kHz são para vídeo. É muito importante sabermos, antes da gravação, para que todo o processo ocorra na mesma amostragem, sem conversões do começo ao fim

Obs.: Toda gravação e edição é feita em alta resolução (24 bits).

A importância da gravação ser feita na mesma amostragem que será usada no final no processo produtivo é evitar erros de quantização (arredondamento digital) que prejudicam a qualidade do áudio.

PAGAMENTO

  • O pagamento poderá ser através de depósito no banco Santander.

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